domingo, 1 de setembro de 2019

Dicas de como planejar as vendas online



Aumentar as vendas é um dos grandes desafios do microempreendedor que deseja se aventurar no comércio online. Apesar de muitas empresas estarem presentes no meio digital, saber como vender na internet ainda é um diferencial que a maioria não domina.

Sabemos que o principal quesito para vender é fazer o comprador se sentir confortável e seguro. Pessoalmente, o vendedor consegue criar um vínculo com consumidor por meio da postura e da conversa. Mas e quanto a vendas no site? Como conquistar a confiança do público e fazer com que ele compre seu produto on-line?





1) Estruture a logística antes da venda

Ter um estoque de produtos organizado ou determinar quantos serviços você pode oferecer ao mesmo tempo fazem parte da logística de venda. Ter esse processo bem estruturado é fundamental para vender pela internet.



Esté é o primeiro passo para garantir a felicidade do seu cliente. Sem esse cuidado básico, seu negócio terá um grande problema de atrasos de pedidos, insatisfação e até mesmo cancelamento das compras.

Com um planejamento adequado das mercadorias e definição da logística, será mais fácil oferecer os produtos para determinadas regiões e prever o tempo necessário para entrega. Assim, nem sua empresa e nem o comprador ficam “no escuro”.




2) Trace sua estratégia

Um erro muito comum entre empreendedores ao se aventurar nas vendas on-line é copiar a propaganda de uma grande empresa ou concorrente. É preciso entender que a forma como se vende deve ser pensada de acordo com o seu cliente. Uma loja de chinelos bordados, por exemplo, não deve se comunicar ou anunciar sua marca da mesma maneira que uma que vende botas de caminhada em montanha.

Comunique-se com seu público, fale sua língua e tente solucionar seus problemas. Para isso, o empreendedor precisa entender como seu consumidor pensa e não tentar vender para todo mundo de qualquer jeito.




3) Escolha a plataforma ideal para o seu serviço

Escolher a plataforma ideal para criar sua loja virtual é tudo. Sem isso, é impossível aumentar as vendas on-line. Alguns empreendedores apostam simplesmente em apresentar o mercadoria e dar a opção de ligar na empresa para comprar, e é nesse momento que eles erram. Afinal, quem entra na internet para comprar, normalmente, não tem intenção de colocar a mão no telefone para finalizar o pedido. Por isso, existem plataformas e hospedagens que permitem que o consumidor finalize a compra no próprio site.

Além disso, é necessário escolher um meio que ofereça os recursos para o seu tipo de serviço. Por exemplo, uma boa loja virtual de calçados deve ter filtros para que a pessoa escolha o tamanho e a cor do calçado. Atenção: quanto menos cliques para seu cliente finalizar a compra, melhor. Ofereça opções, mas não dificulte a venda.




4) Faça postagens atrativas

Fazer fotos e vídeos dos seus produtos pode ser uma ótima forma de mostrá-lo na internet. Também aumenta seu poder de convencimento perante seu cliente.

Vender é conquistar. E não se conquista sem, em primeiro lugar, chamar atenção. Para atrair a atenção, por sua vez, é necessário fazer postagens atrativas visualmente. Você pode começar oferecendo informações relevantes, como:

Recomendações de usuários: pode ser uma frase. Só não vale agir de má fé e apresentar conteúdo falso. Peça a alguns compradores que avaliem seu serviço e publique a avaliação junto ao produto.

Fotos e vídeos: não adianta uma descrição gigantesca sem uma imagem que comprove o que você diz. Afinal, “uma imagem vale mais que mil palavras”. Tire fotos de qualidade e, se tiver condições, você pode até mesmo fazer um vídeo dos itens.

5) Atenção ao atendimento

A atenção ao atendimento é fundamental, pois ele é o principal meio pelo qual seu público fala com você. Assim, seja para tirar dúvidas ou mesmo fazer alguma reclamação ou sugestão, o canal de atendimento ao cliente deve ser eficiente.

Para isso, é preciso planejar e investir. Caso as vendas ainda não estejam muito altas, o empreendedor pode disponibilizar um telefone e e-mail para que a pessoa entre em contato. É importante destacar que o telefone deve ser atendido prontamente e os e-mails respondidos o mais rápido possível.

Caso perceba que o fluxo de vendas aumentou, está na hora de contratar alguém para ajudar no atendimento. 

6) Divulgue seus anúncios nas redes sociais

Por fim, nossa última dica de como vender na internet é aproveitar as redes sociais para aumentar a divulgação. Facebook, Instagram e até mesmo o WhatsApp são canais muito movimentados, e provavelmente seu cliente está lá.

Ao criar sua loja virtual , faça também uma página do seu negócio no Facebook e Instagram e divulgue seus produtos com frequência definida. Outra dica é criar grupos do seu negócio no WhatsApp com pessoas interessadas e divulgar os lançamentos.

Com este passo a passo, fica mais fácil saber no que você precisa se concentrar para aumentar as vendas da sua loja na internet. Se tiver mais alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo e continue acompanhando nosso blog para saber mais.


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