domingo, 1 de setembro de 2019

Como Montar um E-mail Marketing


Você quer criar campanhas e não sabe como montar um e-mail marketing direito? Pois bem, para impulsionar suas vendas você precisa fazer certo.. E para isso tem alguns passos que devem ser seguidos.  Hoje eu vou te mostrar que com apenas 5 passos, você consegue aprender como montar um e-mail marketing eficaz, que vai mudar o cenário das suas vendas.  Ficou curioso? Então continue comigo até o final.

Passo a passo de como montar um e-mail marketing

1. Lista de contatos comprada? Nem a pau!

Imagine a seguinte situação: você é um homem solteiro e recebe um e-mail promocional de calcinhas. Você teria algum interesse em comprar este produto?  
Tenho certeza que não, já que você não é o público-alvo da empresa que te mandou. Sem contar que não faz nenhum sentido você comprar sendo que você não se identifica.
E para não cair nessa armadilha, aqui fica a dica: NÃO COMPRE LISTAS DE CONTATOS! Existem diversos lugares que comercializam listas. Além de ser ilegal, elas não vão te dar nenhum resultado a não ser prejudicar sua reputação.
Se você quer captar bons contatos crie formulários de cadastros em seu site, pegue em eventos ou até mesmo oferecendo material rico para download.
Dessa forma, você terá APENAS contatos que realmente se interessam pelo que você oferece. E para te ajudar nesta tarefa, eu coloquei este e-book pra você!


2. Planeje a campanha e o conteúdo

Tenha consciência de que saber como montar um e-mail marketing eficaz você vai precisar de um passo a passo, ou seja, de um planejamento para te ajudar a nortear cada etapa…
Isto é, se você oferecer um produto para quem não te conhece, as chances de você não conseguir são enormes. E para você vender, você precisa traçar um planejamento de envios que segue apenas 3 fases: a limpeza, o aquecimento e o relacionamento.
Essas fases são bem equivalentes às do funil de vendas com o Topo, Meio e Fundo em que você atrai, considera e leva o lead para agir. Porém, neste caso, aqui na CloudSuite nós seguimos o fluxo do funil baseado na limpeza, no aquecimento e no relacionamento…
Ao fazer isso você saberá como montar um e-mail marketing que te dê resultados. Confira as porcentagens que cada etapa pode te levar ao progresso de vendas.
  • Limpeza: 10%
  • Aquecimento: 50%
  • Relacionamento: 100%

Veja quais são os conteúdos adequados para cada etapa:

Limpeza

Nesta etapa, os contatos da sua lista não sabem o que sua empresa faz e qual é a importância do seu produto/serviço, então o ideal é você trabalhar com conteúdos que atraiam a atenção desse público e mostre a dor que ele tem.
Evite citar o nome da sua empresa, a ideia desses primeiros envios é educar o seu público. Através desses envios você também irá conhecer melhor sua lista de contatos e poderá separar os e-mails inexistentes do ativos..
Por exemplo:
Se você é dono de uma construtora, nos primeiros envios você irá falar do mercado de construção, sobre a importância de contratar uma construtora e o que impede as pessoas de contratarem, etc.  De modo geral, você vai introduzir seu público nesse assunto mostrando que você entende, mas sem dizer de onde você é, de fato. 

Aquecimento

Aqui seu público já sabe do que se trata seus e-mails e tem interesse sobre os assuntos abordados, afinal de contas, os contatos já interagiram com as mensagens anteriores.  Portanto, você deve aprofundar ainda mais seus conteúdos para que as pessoas descubram quais tipos de serviços sua empresa oferece.
Para que o seu Lead já com a dor reconhecida comece a tomar decisões e considerar sua solução. Apresentar cases de sucesso e os diferenciais da sua marca gera muito valor e também engajamento do seu público com a sua marca.

Relacionamento 

A etapa de relacionamento é a hora da venda! Nessa fase você pode criar um “e-mail vitrine”, presenteando seu público com promoções, cupom de descontos, combo de produtos, etc. 
Mas lembre-se, você já se apresentou nos e-mails anteriores, e os contatos que estão te acompanhando realmente te conhece e possui interesse por sua marca, então crie e-mails mais curtos e objetivos, prontos para a venda. 
Além disso, o que acha de fazer um levantamento dos contatos que mais interagiram com suas mensagens e entrar em contato diretamente por telefone?


3. Assunto

O assunto é um dos pontos mais importantes depois que você aprende como montar um e-mail marketing eficaz, já que ele é o chamariz. Então, quando for criar seu assunto seja criativo e pense em maneiras de atrair seu público pelo novo e fora do comum, mas claro, com chamadas que tenha a ver com sua campanha.
Veja algumas dicas:
– crie assuntos de até 41 caracteres;
– não use CAIXA ALTA;
– se possível utilize personalização de nome no assunto;
– utilize caracteres especiais e emojis para chamar mais atenção;
– evite palavras comerciais, como: compre, promoção, imperdível;
– utilize gatilhos mentais para criar chamadas curiosas.


4. Layout

Para você aprender como montar um e-mail marketing eficaz, você também precisa saber fazer um bom layout. E você sabia que uma boa arte pode melhorar seus resultados em até 70%?
Portanto vale a pena caprichar. A combinação entre imagens e texto deixa a leitura mais leve, atrativa e evita que seus e-mails caiam direto na caixa de spam dos seus destinatários.
Existe diversas formas de utilizar imagens nos e-mails a seu favor, como em: GIF’s, Call to action (CTA), thumbnail de vídeo, etc.  Nós da CloudSuite, fizemos um manual completo de como criar um template de qualidade chamado: “Alcorão dos Templates.” Solicite Agora e conheça a estrutura perfeita de um e-mail marketing!


5. Estratégia de envio

Como já citamos acima, não se pode enviar e-mails para sua lista de contatos inteira, você precisa criar estratégias, caso contrário, seus e-mails irão direto para a caixa de spam dos seus destinatários deixando sua entregabilidade lá em baixo. 
Para te ajudar nessa última tarefa de como montar um e-mail marketing eficaz, eu listei algumas estratégias bastante utilizadas que realmente dão resultados:
  • teste a/b;
  • retargeting;
  • automação de envios;
  • storytelling.

5. Você já tem uma Plataforma de e-mail marketing?

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